Renan faz balanço de sua gestão

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), exaltou nesta segunda-feira, 23, decisões tomadas na sua gestão em pronunciamento convocado em cadeia nacional de rádio e TV. Renan disse que, em 2013, houve uma demonstração de cidadania e amadurecimento, com os protestos de rua. Ele destacou que, logo após as primeiras manifestações, o Senado aprovou uma série de novas leis em beneficio da população.

Renan Calheiros citou uma série de medidas. Entre elas, a eliminação dos 14º e 15º salários dos parlamentares e servidores da Casa; a adoção da lei da ficha limpa para que as pessoas se tornem servidores públicos; fim do voto secreto para cassações de mandato e análise de vetos presidenciais; a destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação; a proposta de emenda à Constituição que regulamenta a profissão de empregada doméstica.

Em meio a um segundo episódio de uso particular de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente do Senado fez questão de destacar os cortes que fez no orçamento da Casa este ano. Segundo Renan, foram economizados R$ 260 milhões em despesas - um encolhimento de R$ 15 milhões em relação ao que disse ter economizado na semana passada, quando fez um balanço aos senadores antes do recesso parlamentar.

"A austeridade no Senado, você acompanhou, mostrou que é possível fazer mais com menos", disse, usando como exemplo o corte de funções comissionadas, o que ele chamou de "eliminação de privilégios". Ele afirmou que iria recomendar a reversão dos recursos economizados para projetos sociais.

O presidente do Senado usou na quarta-feira da semana passada um avião da FAB para ir a Recife, com o objetivo de fazer uma cirurgia de implante de cabelo. Hoje, a Força Aérea divulgou nota em que diz que foge da alçada dela julgar o uso da aeronave pela autoridade.
"A transparência e o controle social nos ajudam a corrigir erros, a eliminar riscos e a aperfeiçoar distorções (sic)", finalizou Renan Calheiros, ao desejar a todos boas festas, no pronunciamento de cinco minutos.
Fonte: Agencia Estado
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال