Ceará tem maior programa de segurança hídrica


A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 19, em Fortaleza, durante a inauguração de trecho do Eixão das Águas, que tem por objetivo complementar a oferta de água no Estado, que o Eixão é um dos maiores programas de segurança hídrica do mundo. Ao fazer a afirmação, a presidente disse ter certeza de que não estava sendo exagerada. Segundo Dilma, a obra é a garantia de água na região pelos próximos 30 anos.

"O Brasil está mudando de forma qualitativa. Não estamos só fazendo pequenos trechos ou trechos emergenciais. Mas aqui hoje estamos fazendo uma das obras estruturantes para a segurança hídrica do Ceará", afirmou a presidente.

Dilma fez questão de dizer que medidas de segurança hídrica não são "contra a seca". Elas são importantes para que a população do semiárido possa "conviver" com a estiagem. "Ser capaz de conviver com a seca é saber que ela vai ocorrer e que você vai saber enfrentar", disse, citando como exemplo o inverno rigoroso que atinge países desenvolvidos. Segundo Dilma, esta é a maior seca dos últimos 50 anos, "uma das piores já vividas".

A presidente reforçou a preocupação do governo em relação aos efeitos da seca e justificou a entrega de um maior número de equipamentos a municípios do semiárido. Além da inauguração do trecho do Eixão das Águas, Dilma está em Fortaleza para a entrega de 172 máquinas a 141 cidades cearenses.

"Estamos em uma região que é o semiárido, que sofreu imensas consequências da seca. Por isso, nessa região, e nos municípios da Sudene em estado de emergência, em vez de entregarmos três, entregamos cinco equipamentos: motoniveladoras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-pipa e caminhões-caçamba."

Ainda nesta quarta-feira, a presidente segue para Sobral, também no Ceará, para a entrega de títulos de propriedade rural a agricultores familiares. Além disso, a presidente participa da festa de São José, padroeiro do Estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال