NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: Sexta-feira é dia de quermesse na Igrejinha

Evento começa no dia 1º e vai até 13 de maio. Na programação, há novenas, missas, barraquinhas e shows de samba, rock, forró e sertanejo

Foto: Dênio Simões

Tradição na capital, a festa da Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, vai comemorar os 57 anos do primeiro templo católico de alvenaria erguido em Brasília e celebrar a padroeira da paróquia — assim batizada devido a uma promessa feita por Sarah Kubitschek, esposa do presidente Juscelino.

“Nossa Senhora de Fátima curou a filha dela de uma doença e, como agradecimento, dona Sarah pediu ao marido que fosse construída uma igreja em homenagem à santa”, explica a paroquiana responsável pela organização do evento, Maria Elisa Neves.

Ela conta que os festejos ocorrem desde a inauguração da Igrejinha, em 1958. “Candangos e pioneiros divertiam-se com barraquinhas improvisadas”, acrescenta. No início, a festa era apenas em 13 de maio, dia da padroeira, e depois passou a ter a duração de três, nove e 13 dias seguidos. “É muito gratificante fazer parte disso tudo”, afirma Maria Elisa, moradora da 107 Sul e que participa de atividades na paróquia desde 1960 — quando chegou à capital, com 7 anos de idade.


Quitutes juninos
Incluída no calendário oficial de eventos do Distrito Federal em 2008, a quermesse também é o evento certo para os que apreciam o clima das festas juninas. A partir de sexta-feira (1º), haverá 12 barraquinhas à disposição da população, incluindo a do bazar e a de artigos religiosos. O público poderá, por exemplo, provar quitutes típicos das culinárias mineira e goiana, brincar de pescaria, ouvir música.

A organização espera cerca de 5 mil pessoas nos fins de semana e 2 mil nos outros dias. Para garantir a segurança e a mobilidade nas redondezas, a Polícia Militar do Distrito Federal reforçará o policiamento com viaturas regulares e de trânsito, além de policiais a pé.

Todos os dias, a programação começará às 16 horas. Às 17h45, haverá novena, seguida de missa às 18h45. Forró, sertanejo, pop e boi-bumbá terão lugar garantido no palco até as 23 horas. O show de abertura, no dia 1º, será com a sambista Kris Maciel. Fora do eixo brasiliense, os cariocas da banda de rock alternativo The Sunmeet e grupos que participam da Missa Sertaneja, em Trindade (GO), também se apresentarão ao longo do evento.

Festa da Igrejinha 
De 1º a 13 de maio
Das 16 às 23 horas
307/308 Sul
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال