NETWORKING: 5 passos para fazer networking usando as redes sociais




O uso das redes sociais mudou a forma como as pessoas se relacionarem, inclusive no plano profissional. Hoje em dia é possível se apresentar a qualquer um do mercado usando a internet. Com a facilidade de acesso, porém, vieram muitas mudanças. As pessoas recebem uma série de convites de conexão no LinkedIn, por exemplo. Mas quantas delas são de fato úteis? Em uma era em que conhecer pessoas já não é o grande problema, a representação de cada um na internet se torna um elemento crítico.

Se um empreendedor quiser realmente tirar proveito dessas alianças, vai precisar ir além do contato. Precisa primeiro pensar no que pretende obter desse networking, como se qualificar para ser uma boa conexão para seus parceiros e como ampliar sua base de forma estruturada e com as pessoas certas. A agência americana Marketing Zen, especializada em startups, publicou um texto em seu blog com cinco passos elementares, mas nem sempre adotados pelos empreendedores. Veja os principais pontos.
Tenha metas determinadas

Ao traçar um plano para ter mais conexões, o empreendedor deve determinar quantos passos deverá dar até seu objetivo. Quem ele deve atingir e com quantas empresas será preciso falar? Além de estabelecer um cronograma, esse exercício vai ajudá-lo a entender quais são essas conexões, para que ele possa modular seu discurso de acordo com os interlocutores.


Tenha um bom perfil online

Para se conectar com quem faz a diferença, o empreendedor precisa ser notado. Para isso, é fundamental ter um perfil sólido. Seja na página da empresa ou em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, o perfil deve estar sempre atualizado e ter links para outras redes sociais, como Twitter e Quora, para ampliar o alcance do conteúdo publicado. Networking é muito mais que conhecer pessoas e está ligado à disseminação das mensagens de quem a pessoa é e o que ela faz.
Faça um blog

Para construir um bom perfil online, é preciso que o público saiba o que o empreendedor pensa, quais são as percepções sobre mercado, produto, indústria. O blog é a primeira ferramenta a usar. É preciso que ele seja atraente para o público com quem o empreendedor quer manter contato e que tenha a possibilidade de interação com os leitores e possa ser compartilhado em redes sociais. Assim a voz do empreendedor chega muito mais longe.
Use links e palavras-chave

Quando o blogueiro passa a gerar conteúdo constantemente deve entender que o uso de palavras-chave são ferramentas poderosas para fazer o blog ser notado – é objetivo primário de um posicionamento melhor nos resultados de buscas. Para ampliar o raio de ação, o empreendedor deve usar links para dirigir seu leitor para publicações e posts sobre assuntos similares.
Compartilhe e conecte

Construir relações online é a maior parte do networking, mas não a única. O empreendedor precisará manter contato com pessoas e empresas que nunca ouviram falar dele. Por isso, é necessário cultivar o solo para uma nova relação. Ações simples, como retuitar algum conteúdo dessas conexões ou endossar as competências de alguém no LinkedIn sinalizam o interesse de trabalhar em conjunto.

Fonte: Revista PEGN

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