CONDOMÍNIOS: Arquiteto é indispensável na hora de construir ou reformar

O profissional de arquitetura é responsável por colocar os sonhos de seus clientes no papel e depois ajudar a executa-los

No dia 1º de julho é comemorado o Dia do Arquiteto, e esse profissional tão importante muitas vezes acaba sendo negligenciado ou substituído por um mestre de obra ou engenheiro. Essa troca nem sempre acaba dando certo, pois devido ao seu conhecimento avançado em todas as áreas de uma obra, o arquiteto é sempre o profissional mais adequado para liderar uma reforma ou construção. Mas, você sabe o que faz um arquiteto?

O arquiteto tem o desafio de harmonizar o gosto do cliente com o ambiente no qual ele irá viver, e isso vai muito além de desenhos e plantas. O profissional dessa área precisa criar e inovar com o que já existe na residência, mas também propor novas ambientações. E isso tudo, atendendo aos desejos do seu cliente. Em outras palavras, o arquiteto é responsável por colocar no papel o sonho dos seus clientes, e após isso, ajudar a executá-lo.

Tânia Fernandes é arquiteta e atua na área há mais de oito anos, segundo seus clientes, o principal motivo para contratar um arquiteto é a realização de um sonho sem todo o stress que comandar uma obra pode trazer. “Se o cliente pudesse, ele jogaria um pó mágico no local da obra e sua residência ficaria pronta. Nós entramos no circuito para tentar ser esse pó mágico e ajudar a facilitar ao máximo o processo cansativo que uma obra pode se tornar. O profissional da área de arquitetura aprende a lidar com as pessoas, e junto com elas, os seu vícios, medos e costumes. Além disso, fazemos a ponte entre o cliente, o fornecedor e a mão-de-obra”, explica Tânia.

Tânia Fernandes conta que, desde adolescente, já estava envolvida com a arte e sonhava com a área da arquitetura “O meu maior proposito na profissão é conscientizar as pessoas de que viver em suas casas requer que elas estejam presentes lá. Arquitetura é muito mais do que só construir paredes. Vejo hoje em dia o uso de tendências do mercado, ambientes lindos e temáticos, espaços maravilhosos, mas que no dia a dia não trazem o calor e a felicidade de estar lá. Então, como sempre falo para os meus clientes, o seu lar tem que ser o local de maior prazer para você, não para os outros. Nas minhas obras, busco fazer algo que seja completo para o meu cliente, independente de como seja o ambiente”, conta a arquiteta.

Para ser um arquiteto, é necessário a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Durante o curso, são estudados tanto aspectos relacionados às Ciências Exatas, como cálculos de estruturas, composição dos materiais e geometria, quanto conteúdos ligados às Ciências Humanas, como estética, história da arte, estudo da ocupação dos espaços nas cidades e seus problemas. “Foi um curso que me preencheu em todos os campos que eu queria. Adoraria trabalhar no meio urbano e, ao mesmo tempo, queria ter técnicas da engenharia e a plasticidade de criação de uma arquiteta, então, sou completamente realizada com a área que escolhi”, comenta Tânia, que não deixa de indicar a área de Arquitetura para aqueles que, como ela, sonham em ajudar a realizar o sonho dos outros.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال