DIA DO SOLDADO: Autoridades recebem homenagem em Brasília

Rodrigo Rollemberg e outras autoridades recebem a Medalha do Pacificador, em solenidade no Setor Militar Urbano. O vice-presidente da República, Michel Temer, esteve na cerimônia

Foto: João Pedro.


O Exército Brasileiro comemorou o Dia do Soldado na manhã desta terça-feira (25) em cerimônia com desfile de tropas, no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. Na solenidade, o governador Rodrigo Rollemberg foi agraciado com a Medalha do Pacificador — honraria concedida às personalidades que se destacaram por serviços prestados ao Exército. 

Outras 284 autoridades civis e militares foram condecoradas com a comenda, incluindo o secretário de Infraestrutura e Serviços do DF, Julio Cesar Peres.

A data celebra o aniversário de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, conhecido como O Pacificador após sufocar rebeliões contra o Império. Na solenidade, o batalhão dos Dragões da Independência escoltou a chegada do vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Em seguida, as honras militares foram dirigidas aos representantes do Executivo.

Destaques
O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, iniciou o discurso com uma breve descrição do patrono Caxias e ressaltou as funções do exercício militar.

A comemoração também marcou a entrega das medalhas Sangue do Brasil e Marechal Osório — O Legendário. A primeira agraciou oficiais, praças e civis feridos em combate. A segunda destinou-se aos militares medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.

História
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803, na Vila de Porto Estrela, no Rio de Janeiro, hoje conhecida como Duque de Caxias. Sob as alcunhas de O Pacificador e O Duque de Ferro, seguiu carreira militar, assim como o pai e os tios. Morreu em 7 de maio de 1880.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال