Governador abre campanha que dará mais recursos ao Hospital da Criança. Dinheiro arrecadado servirá para construir espaço pedagógico na unidade de saúde especializada em tratamento de câncer infanto-juvenil
Aliando solidariedade à alegria, o Instituto Ronald McDonald abriu oficialmente a campanha nacional de arrecadação de recursos financeiros por meio da venda de sanduíches da rede de lanchonetes que promove o evento. Em Brasília, o lançamento ocorreu na unidade da Quadra 506 Norte, na manhã deste sábado (29). A expectativa é angariar cerca de R$ 700 mil.
Foto: Olivar de Matos.
Em Brasília, a verba obtida — descontados os impostos — é revertida para a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). De acordo com os organizadores, o intuito é investir o dinheiro, entre outras destinações, na construção de um espaço pedagógico no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Ali, crianças e jovens em tratamento contra o câncer poderão continuar os estudos enquanto se recuperam. Mais de 1,7 mil pacientes são atendidos pela associação, beneficiada há 23 anos pela ação promocional do instituto.
Foi aprovado nesta quinta-feira, 27 de agosto, o Projeto de Decreto Legislativo da vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, que homologou convênio para isentar do recolhimento de ICMS a rede de lanchonetes Mc Donald´s durante a campanha “Mc Dia Feliz”. Dos 24 deputados distritais da Câmara, 20 atenderam ao pedido de Liliane e estavam presentes na sessão, votando favoráveis ao PDL.
Desde a manhã de hoje, Liliane não mediu esforços para “salvar” a campanha que ajuda crianças com câncer no Distrito Federal. Ao descobrir que o evento, que acontecerá no próximo sábado, dia 29 de agosto, não teria resultados satisfatórios – uma vez que o convênio não havia sido homologado pela Casa e assim, não seria possível doar os valores dos impostos para entidades sociais -, a parlamentar apresentou PDL, ligou pessoalmente para os colegas distritais pedindo aprovação do projeto e só saiu do plenário após ver aprovado o texto.
A isenção está condicionada à doação total da receita líquida auferida com a venda de sanduíches a entidades assistenciais, particularmente a Abrace, que realiza trabalhos com crianças e adolescentes com câncer e hemopatias. Por telefone, a diretora da Abrace, Ilda Peliz, disse desconhecer que o convênio não havia sido homologado e agradeceu Liliane pela iniciativa. “Quero convida-la para participar comigo da abertura do evento, no sábado e agradece-la pela atitude”, enfatizou Ilda. A distrital também recebeu elogios de vários deputados, inclusive dos parlamentares do PT, pela apresentação do PDL.
Desde 1988 a cadeia de lanchonetes estadunidense realiza a campanha “Mc Dia Feliz”, sempre no último sábado do mês de agosto. Segundo informações da assessoria da empresa, em 2014 foram vendidos em todo o país 1,7 milhão de sanduíches no dia da campanha, o que gerou uma arrecadação de R$ 22,4 milhões para a causa.
Foto: Olivar de Matos.
Aliando solidariedade à alegria, o Instituto Ronald McDonald abriu oficialmente a campanha nacional de arrecadação de recursos financeiros por meio da venda de sanduíches da rede de lanchonetes que promove o evento. Em Brasília, o lançamento ocorreu na unidade da Quadra 506 Norte, na manhã deste sábado (29). A expectativa é angariar cerca de R$ 700 mil.
Em Brasília, a verba obtida — descontados os impostos — é revertida para a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). De acordo com os organizadores, o intuito é investir o dinheiro, entre outras destinações, na construção de um espaço pedagógico no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Ali, crianças e jovens em tratamento contra o câncer poderão continuar os estudos enquanto se recuperam. Mais de 1,7 mil pacientes são atendidos pela associação, beneficiada há 23 anos pela ação promocional do instituto.
A abertura contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e da esposa, Márcia Rollemberg, colaboradora do governo e escolhida como madrinha da campanha. "Uma iniciativa dessas é o melhor exemplo de que quando a sociedade se une em favor de um objetivo ele é alcançado", destacou o chefe do Executivo. No dia 19, o governo local assinou com a associação e o instituto um termo de cooperação que possibilitará a execução de projetos ligados ao diagnóstico precoce e de pesquisas na área, entre outros benefícios.
Também participaram do evento os secretários de Educação, Júlio Gregório Filho, e de Saúde, Fábio Gondim, a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), a presidente da Abrace, Ilda Peliz, e representantes da franquia de lanchonetes, entre outros convidados.
Números
A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald faz arrecadações para iniciativas que contribuam com o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil. Por meio da promoção, neste ano, 73 projetos de 58 instituições em todo o Brasil serão beneficiados. Em 16 anos, angariaram-se mais de R$ 270 milhões, encaminhados a 116 locais de tratamento e prevenção da doença no País, que favoreceram cerca de 2,8 milhões de pessoas.
Fonte: Redação.