FACEBOOK: 10 fan pages que todo o profissional de marketing deve acompanhar

O marketing se utiliza muito das redes sociais na atualidade. Não existe uma grande empresa, profissionais liberais ou pessoas públicas, que não estejam engajadas nas ferramentas oferecidas pelas mídias sociais para alavancar a imagem através do marketing digital

A criação de uma fan page no Facebook é uma das formas de se fazer presente no dia a dia do cliente ou seguidor. As pessoas vão curtir a fan page porque ela tem algo de bom ou útil para oferecer rotineiramente. Por isso que, além de criar uma página de fãs, é preciso saber como fazer a gestão dessa página. Como o melhor aprendizado é o exemplo, a seguir você encontra 10 fan pages que todo o profissional de marketing deve acompanhar e aprender.

Acompanhe, aprenda e saia na frente!

Empresas que apostam no relacionamento com o consumidor e se dão bem.

Antes de listar as empresas é preciso dizer que essa não é uma lista que está disposta necessariamente por colocação. Seja pela quantidade de fãs conectados ou por qualquer gosto pessoal, mas se trata de uma lista que reúne características de fan pages de sucesso. Lembre-se: o uso dessa estratégia não pretende efetuar venda direta, mas fidelizar as pessoas para a marca.

A marca de refrigerante nacional sempre trabalhou com o patriotismo, independente da mídia utilizada. Na sua fan page, o marketing se utiliza da criatividade e faz com que o brasileiro se sinta engajado em qualquer campanha. Todas as postagens são praticamente uma conversa com o internauta.


Frases criativas e linguagem própria para a idade das pessoas que mais consomem o produto são alguns dos diferencias dessa marca. Festas populares com grande público também são utilizadas estrategicamente.

A Loreal também é uma empresa de nível mundial e, como não deveria deixar de ser, procura trabalhar frases de efeito em concordância com a beleza, especialmente a feminina. As respostas a qualquer questão na fan page é rápida e eficiente, garantindo a credibilidade.

Quem não gosta de consumir ótimos produtos e ainda economizar uma grana. O Peixe Urbano se utiliza de imagens que atraem os olhos do internauta.

Todo mundo sabe a refrescância que a bala hall´s pode proporcionar. Porém, campanhas que incentivam o beijo e que fazem as pessoas compartilharem pela sua criatividade colaboram com o sucesso da fan page.

As pessoas gostam de notícias que contenham um alto grau de polêmica. A folha se utiliza dessa estratégia, trazendo trechos de notícias com link para o folha on-line. Isso demonstra que cada fan page deve considerar o tipo de mercado que atua.

O público masculino, quando se trata de cuidado pessoal, é um público que as empresas costumam ter mais dificuldade pra gerar engajamento em suas campanhas, independente do veículo utilizado. Não é o que acontece com a Gillete Brasil, seja nos meios tradicionais ou na sua Fan page. A página de fãs da empresa no Facebook procura alternar entre a exploração da personalidade do homem que utiliza os produtos Gillete e participa de concursos e promoção na página, com momentos que fazem história e geram comoção, como futebol, dia dos namorados e carnaval. Por isso, não é surpresa nenhuma que, ao visitar a página de fãs da marca, nos deparamos com quase 3 milhões de curtidas.


Falar que o Olhar Digital possui uma fan page de sucesso parece redundância. Como o trabalho deles é oferecer conteúdo relacionado à tecnologia, o trabalho com o fãs do Facebook é bem elaborado. A principal fonte de alimentação é a novidade.
9. Dove

A marca de cosméticos segue o mesmo princípio das maiores e melhores fan pages. Sempre trabalha em cima do estado de espírito das clientes. O engajamento é muito maior. O relacionamento direto também é uma marca.

O momento família é sempre descrito na fan page da maionese. Assim, consegue captar um elemento importante ao sugerir que filhos assumam a cozinha no dia das mães ou que o esposo prepare o jantar no aniversário de casamento.


As fan pages citadas aqui possuem um grande quantidade de fãs. Porém, essa não é a única medida para colocar entre as melhores. Essas possuem mais curtidas pelo fato de serem conhecidas ao menos nacionalmente, mas também por conseguirem maior engajamento com os fãs.

Dessa forma agregam valor à marca, pois possuem pouquíssimas reclamações ao responderem rapidamente aos questionamentos e também se utilizarem de concursos, games e brindes para atrair os internautas. A atualização rotineira com o conteúdo que o fã quer é o melhor meio de manter a fan page sempre no topo.
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