INOVAÇÃO: Economia começa pelo telhado

As telhas translúcidas oferecem iluminação natural e podem reduzir gastos com energia elétrica. Cômodos escuros ou mal iluminados são os ambientes ideais para receber essa cobertura


Uma alternativa ao consumo alto de energia elétrica pode estar no telhado das residências. Já no mercado, as telhas translúcidas viraram tendência na arquitetura e são responsáveis por proporcionar luz natural ao ambiente. É que elas permitem a entrada da radiação emitida pelo sol, algumas até filtram o calor do sol e possuem proteção UV. Melhor ainda é que viram alternativa para “casas doentes”, isto é, ambientes escuros e mal iluminados.

As telhas são mais usadas em varandas, quintais, corredores, galpões e garagens. Ainda assim, podem ser parte da cobertura de outros cômodos da casa. A questão não é só sustentável como estética.

Segundo a empresária Janine Brito, diretora executiva da Ferragens Pinheiro, quem pensa em reformar o telhado pode ainda mesclar as telhas translúcidas às telhas tradicionais. “Uma avaliação profissional garante que as telhas sejam mescladas e, assim, seja viável conseguir pontos de luz específicos e planejados, garantindo um ambiente mais claro e o orçamento mais enxuto”, orienta a empresária.

Vale reforçar que a funcionalidade do material depende basicamente de uma manutenção periódica. “Do mesmo modo que as janelas dificultam a nossa visão quando estão sujas, igual acontece com as telhas translúcidas no sentido de dificultar a claridade. Por isso é que elas precisam estar sempre limpas a fim de evitar que a sujeira impeça a passagem de luz em um ambiente”, alerta Janine.

Na Ferragens Pinheiro, o material sugerido é a Telha Transparente Vitesse – 4606. “Elas apresentam proteção contra raios UV e intempéries, resistência química e mecânica, baixo custo e durabilidade elevada”, acrescenta a empresária.

Vantagens de usar telhas translúcidas:

1 – Vai fazer uma reforma no telhado do sótão? As telhas translúcidas são ideais, pois evitam a proliferação de fungos na estrutura de madeira do telhado;

2 – As telhas são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas;

3 – Elas são 250 vezes mais resistentes que o vidro e de 30 a 40 vezes mais que o acrílico;

4 – São 86% mais leves do que o vidro;

5 – A limpeza poderá ser feita com o uso de água e sabonete.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال