DICA: 6 tendências de marketing digital para PMEs 1

Acompanhar o que é tendência é um trabalho fundamental para profissionais de marketing digital. Todos os dias, as plataformas existentes mudam e novas metodologias surgem para revolucionar o que já vinha sendo feito no mercado

Acompanhar o que é tendência é um trabalho fundamental para profissionais de marketing digital. Todos os dias, as plataformas existentes mudam e novas metodologias surgem para revolucionar o que já vinha sendo feito no mercado.

Não é possível prever o futuro, mas, assim como foi no ano passado, em 2016 o marketing digital vai continuar sendo uma ótima alternativa para empresas que querem ter resultados sem um custo exagerado. Neste post separamos aquelas que serão as principais tendências de marketing digital para PMEs em 2016. Veja só!

Marketing de conteúdo

A internet está cada vez mais semântica e menos técnica. Isto é, para ser encontrado em um buscador, por exemplo, não basta usar uma plataforma incrivelmente excelente, é preciso ter conteúdo e ser relevante para quem acessa seu site.

Seguindo a linha do que aconteceu em 2015, neste ano, o marketing de conteúdo vai continuar com força total, especialmente porque é esse conteúdo que vai ajudar sua empresa a se posicionar bem nos buscadores.

A principal ação de marketing de conteúdo é criar e alimentar um blog — empresas que têm blogs geram 67% mais negócios do que as outras, além de transmitirem confiança para o mercado. Ou seja, o conteúdo online deve ser uma prioridade para qualquer um que queira ter melhores resultados em 2016.

E-mail marketing mais presente do que nunca

O e-mail é uma ferramenta de comunicação online que nasceu praticamente junto com a internet. Com o tempo, ele foi caindo em desuso, especialmente por causa da má utilização por algumas empresas que abusaram do SPAM.

Com o crescimento do Inbound Marketing como metodologia, no entanto, o e-mail voltou a ter força, já que a nutrição dos leads com conteúdo é um dos pontos fundamentais deste tipo de estratégia. As pessoas estão cada vez mais entendendo o e-mail como uma ferramenta semelhante ao telefone celular, e empresas que souberem usar essa comunicação vão ter melhores resultados nas suas ações de marketing.

O mundo é móvel

Apesar da eventual falta de qualidade na conexão 3G, os dispositivos móveis se popularizaram muito nas últimas décadas e já podemos dizer que vivemos em um mundo de múltiplas telas. Saber utilizar essa vocação mobile do marketing digital é fundamental para ter bons retornos em 2016.

Isso inclui o investimento em aplicativos, sites otimizados para mobile e que não só tenham um layout específico, mas que também ofereçam uma experiência de usuário boa para quem navega em seus sites pela tela do celular. Isso vale para lojas virtuais também, pensar em toda a jornada do cliente no celular é fundamental para o sucesso.

Inbound Marketing

Se marketing de conteúdo e e-mail marketing estão em alta, com certeza o Inbound também estará. Essa metodologia baseada no compartilhamento de conteúdo útil para gerar relacionamento com os prospects ganhou muita força em 2015. A consequência é um investimento maior daqueles que já faziam Inbound antes e um aumento natural das empresas interessadas em começar a fazer.

Espere passar mais alguns meses e o Inbound Marketing vai deixar de ser tendência para se transformar em realidade absoluta. Confira aqui o que exatamente é Inbound Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.

Redes sociais cada vez mais ativas

O número de usuários nas redes sociais está cada vez maior. Ao mesmo tempo, as opções de redes sociais segmentadas e de nicho crescem a cada dia. Isso significa que as pessoas não vão deixar de usar as redes, pelo contrário, esse tipo de acesso só vai aumentar!

Empresas que queiram ser reconhecidas no marketing digital precisam estar presentes nas redes sociais onde seus clientes estão e, mais do que isso, ser criativas para chamar a atenção em meio à forte concorrência dessas plataformas.

Trabalhar bem o relacionamento com os usuários também é fundamental.

Marketing Digital: Interatividade a mil

Falando sobre relacionamento, se reunirmos todas as tendências listadas acima, poderemos dizer que a interatividade é uma característica do marketing digital que deverá ser inerente a qualquer estratégia em 2016. Empresas que investirem em ações interativas, que tornem o usuário parte da sua estratégia, poderão ver suas ações serem muito bem-sucedidas em 2016.

O marketing digital é essencial para que um empreendimento, seja físico ou virtual, alcance o sucesso e tenha prosperidade nos dias de hoje. Fazer-se presente na internet não é mais uma opção, é uma necessidade. E por mais que os mecanismos que ele ofereça sejam de baixo custo em relação ao alto retorno, é preciso que a sua empresa tenha uma equipe de profissionais qualificados para desenvolver estrategicamente toda a ação, pensando nos objetivos, definindo metas, analisando cenários e mensurando resultados. Portanto, se você ainda não desenvolve ações na web, comece já a praticá-las para que seu empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte, possa crescer cada vez mais.

Fonte: Sage.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال