Em comemoração ao Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, celebrado no próximo dia 12, o McDonald’s anuncia apoio a campanha ‘Chega de trabalho infantil’, liderada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Amplamente reconhecida como uma das maiores geradoras do primeiro emprego para jovens-adultos, a empresa utilizará sua alta capilaridade em todo o país e o alto volume de clientes – são cerca de 2 milhões por dia – para ampliar a campanha #Chegadetrabalhoinfantil, gerando maior conscientização sobre o tema.
“Ao apoiar este movimento, o McDonald’s confirma seu compromisso de lutar por um Brasil melhor, reforçando valores que já fazem parte do DNA da companhia. Replicaremos essa importante mensagem, motivando os nossos consumidores a também defenderem a causa”, destaca Paulo Camargo, presidente da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil e em outros 20 países da América Latina.
Lançada em fevereiro, a campanha também é apoiada pela Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes). “Estudos recentes apontam para um grande número de crianças e adolescentes submetidos ao trabalho irregular no Brasil. Por isso, precisamos de empresas como McDonald’s nos ajudando a engajar a sociedade”, afirma a procuradora Marcela Monteiro Dória, representante da Coordinfância no interior de São Paulo.
Apesar da queda de quase 20% dos casos de trabalho infantil em 2015 com relação a 2014, apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda há 2,6 milhões de pessoas entre cinco e 17 anos trabalhando no Brasil. “A redução dos números não significa que o trabalho infantil foi erradicado do nosso país. A quantidade de crianças trabalhando ainda é muito grande. Essa é a melhor oportunidade para uma mobilização da sociedade contra essa chaga, para que as estatísticas recuem ainda mais”, aponta Marcela.
Geração de Emprego para Jovens-Adultos
Se por um lado é importante combater o trabalho infantil, por outro é fundamental oferecer oportunidade de inserção profissional para eles quando se tornam jovens-adultos. E o McDonald’s vem liderando esse processo. Anualmente, a empresa é reconhecida como a maior geradora do primeiro emprego, com a oferta de milhares de vagas no Brasil. Além disso, a companhia proporciona treinamento e capacitação para que eles estejam mais bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho moderno em suas respectivas carreiras futuras.
“Mais do que gerar uma vaga de trabalho para esses jovens-adultos, queremos apoiá-los, dando a eles ferramentas para autogestão dos seus planos de carreira e, consequentemente, possibilitando a mobilidade social”, complementa Camargo. Para isso, a rede tem feito um exercício de identificação de talentos, treinamento e fortalecimento de competências por meio de cursos, dando a liberdade de desenvolvimento dentro ou fora da companhia.