Recanto das Emas ganha UBS para atender cerca de 20 mil pessoas



Durante inauguração, também foi assinada ordem de serviço para pavimentação da Avenida Monjolo, que liga a cidade à DF-001


Foto: Renato Ferraz.


A população do Recanto das Emas passa a contar, a partir de segunda-feira (27), com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade. O Governo do Distrito Federal inaugurou, nesta sexta (24), uma unidade que beneficiará, diretamente, cerca de 20 mil pessoas que moram na quadra 800. Outras cinco serão entregues até o fim deste ano. Na próxima sexta-feira, será a vez de Samambaia ganhar a sua UBS.

Foto: Renato Ferraz.

Com uma área construída de 831 metros quadrados, a UBS, que fica na quadra 804, oferecerá para a população atendimento odontológico e consultas médicas. Na estrutura, quatro equipes de Saúde da Família, salas de inalação, prontuários, acolhimento e farmácia – além de 12 consultórios. 

Em uma solenidade restrita, para evitar aglomerações, o vice-governador Paco Britto, assinou, ainda, ordem de serviço para a pavimentação da Avenida Monjolo, que faz a ligação da cidade à DF-001 e tem trecho bem em frente à nova UBS. Nesta obra, que tem previsão de durar 6 meses, serão investidos R$ 2,5 milhões para asfaltar 1,2 km de via.

“Hoje é um dia histórico para a nossa comunidade”, frisou o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan. A moradora Rita de Cássia endossou o discurso. “O Recanto estava esquecido. Agora, estamos vendo mudanças”.

De acordo com o diretor de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Rodrigo Rodrigues, embora a inauguração da UBS 5 tenha acontecido de forma diferente, sem solenidade e público, ela beneficiará muito a população da cidade. “É um grande presente para o Recanto das Emas”, afirmou. A cidade completa 27 anos no próximo dia 28 de julho. “E já contará com atendimento na UBS”, garantiu a gestora da unidade, Antônia Clea. 

Supervisionada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a obra da nova UBS era uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. Especialmente dos moradores das quadras que se localizam próximas à Avenida Monjolo, mais próximas da saída do Recanto das Emas. 

“O governador Ibaneis Rocha ouviu a população. E, depois, definiu as prioridades do seu governo”, lembrou o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Hoje estamos aqui, coroando esse processo, que é entregar à sociedade aquilo que ela pediu”, completou.

De acordo com o vice-governador, a entrega da nova UBS à população é um momento importante e significativo, pois demonstra o compromisso do governo com as pessoas da cidade. “Este governo não tem se rendido à pandemia. Estamos trabalhando muito para garantir os leitos de UTI e atendimentos que todos precisam, mas sem esquecer as demais obras, sem esquecer a economia, a educação, sem ignorar nenhuma área”, afirmou Paco Britto.


E ressaltou que a prioridade do Governo Ibaneis é a saúde – maior reivindicação da população de todo o Distrito Federal. “Quando o dinheiro é colocado na saúde, não é gasto. É investimento”, pontuou. A obra da UBS 5 contou com investimento de R$ 2,3 milhões.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال