Aproximadamente
33% dos consumidores da rede no país
preferem o autoatendimento para realizar o
pagamento das compras
Brasília, janeiro de 2024 – Os
caixas que permitem ao próprio cliente registrar seus produtos e realizar o
pagamento, denominados self-checkouts, vêm conquistando a preferência do
consumidor. Atualmente, 96% do parque de lojas do Pão de Açúcar contam com esse
modelo de autoatendimento.
A rede tem apostado
fortemente nessa modalidade em vista do retorno positivo já constatado,
especialmente pela redução do tempo de espera na fila. Com isso, há aumento de produtividade
e impacto positivo na satisfação dos clientes.
O GPA, controlador do
Pão de Açúcar, tem investido no modelo há alguns anos e, em 2022, iniciou a
instalação desses equipamentos em larga escala. Nas lojas da rede que contam
com o serviço, em média 33% dos clientes utilizam os self-checkouts. No Distrito
Federal e nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, 94% das unidades do Pão de
Açúcar já contam com esses terminais e 35% dos clientes dessas praças utilizam
os self-checkouts.
“A ideia do self-checkout
está muito ligada ao aprimoramento da experiência do cliente e a percepção por
meio de pesquisas, que sempre apontam as filas como um gargalo no atendimento.
É uma forma de aliviar o fluxo e agilizar o processo final no mercado, já que o
ideal é que o cliente passe mais tempo escolhendo o que deseja do que na fila
para fazer o pagamento”, destaca
Robledo Castro, Diretor de Tecnologia e Inovação do GPA.
Com base na boa
receptividade dos clientes, o GPA oferece, em São Paulo, a unidade do Minuto
Pão de Açúcar com 100% dos caixas self-checkouts. A loja conta com dois
caixas reversíveis, possibilitando o atendimento de um funcionário, caso o
cliente prefira. O retorno é tão positivo que todas as novas lojas da bandeira
Minuto Pão de Açúcar seguem o mesmo modelo, com a priorização dos self-checkouts.
Nas unidades em que
há o serviço de Rotisserie, no qual é possível fazer refeições no local, há
também totens que funcionam como caixas específicos para esses produtos, cujos
consumidores não precisam do auxílio de funcionários.