Professora do UniCuritiba representa o Paraná em evento nacional

 


Discutir a relação entre sustentabilidade, mudanças climáticas e envelhecimento populacional. Este é o objetivo do 1º Seminário Nacional sobre Envelhecimento, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Demências, Saberes Tradicionais e Ancestralidade.

O evento promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Belém, no Pará, com a participação da fisioterapeuta Luísa Verissimo Pereira Sampaio, professora dos cursos de Saúde do UniCuritiba.

Durante dois dias, gestores públicos, ativistas, cientistas, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil organizada vão analisar como as mudanças climáticas podem impactar a saúde das pessoas idosas.

Doutora em gerontologia, Luísa será uma das palestrantes do painel: Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa com Ênfase nas Vulnerabilidades e Direitos Humanos no Âmbito das Mudanças Climáticas com Impacto na Saúde.

Na mesa redonda estarão também a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Guerino Stabeli; o advogado previdenciário Luciano Lavor Terto Júnior e o procurador de Justiça Waldir Macieira. A moderação será feita pelo vice-presidente da ABRAz Nacional, Phelipe Cabral.

Segundo a doutora Luísa Sampaio, o seminário integra a agenda de eventos preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). Representantes das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul estarão reunidos para dialogar sobre as questões climáticas a partir das realidades e perspectivas de cada território.

“Vamos abrir um espaço de diálogo sobre políticas públicas, práticas sustentáveis e estratégias de cuidado com a população idosa, inserindo o tema envelhecimento na agenda climática global”, diz a professora do UniCuritiba que também integra o corpo docente do Ânima Plurais (programa focado na promoção da diversidade, equidade e inclusão em suas instituições de ensino).

Durante o evento será elaborada uma Carta Manifesto à COP 30 com estratégias de combate às desigualdades e estímulo ao envelhecimento sustentável. A intenção é defender os saberes ancestrais dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos da Amazônia e apresentar um novo paradigma de relacionamento entre a natureza e o ser humano.

 

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).  

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال