GESTÃO: Ferramenta promete agilidade em processos e produtos


O PDCA é um método interativo de gestão utilizado para controle, padronização e melhoria contínua de processos ou produtos. A sigla vem do inglês com os seguintes significados: “Plan” de planejar; “Do” de fazer ou executar; “Check” de checar ou verificar; e “Action”, de corrigir ou agir de forma corretiva.

A ferramenta pode trazer melhores resultados quando se está desenvolvendo uma gestão estratégica, já que sua característica é ajudar a resolver os problemas do cotidiano, trazendo soluções e proporcionando o uso eficiente de recursos. 



O método do PDCA tem algumas etapas. No planejamento, são definidos os objetivos e metas a serem atingidos, assim como os parâmetros necessários são mapeados e descritos em um plano, que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa. A boa elaboração do plano evita falhas e perda de tempo nas próximas fases do ciclo.

Na execução, o planejamento é colocado em prática, ou seja, é executado o plano de ação previamente elaborado. Durante e após a execução, quando aplicável, uma equipe será responsável por controlar toda a concretização deste plano.

A checagem é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Deve-se conferir o trabalho, se está sendo feito da forma devida, realizar análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas.

A etapa para corrigir é aquela que avalia se existem desvios em relação ao planejamento elaborado, e como a equipe deverá agir de modo a trazer a realidade para dentro da linha do planejado anteriormente. É necessário padronizar e concluir o plano.

Ao manter os colaboradores alinhados e forçar o acompanhamento das ações, o modelo PDCA confere mais agilidade e qualidade a qualquer ação executada nas camadas de gestão ou estratégia, sendo uma ferramenta fundamental em qualquer organização que enxergue a qualidade na gestão como alavanca para os bons resultados.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال