CIDADES: Recanto das Emas recebe Projeto Diálogos Culturais

Objetivo é reunir a população e o governo para discutir diretrizes do Plano de Cultura do DF

Foto: Afonso Ferreira


O Recanto das Emas foi palco, na terça-feira (9), de mais uma audiência pública do Projeto Diálogos Culturais. Representantes da Secretaria de Cultura apresentaram as linhas do projeto à comunidade. O objetivo foi o de reunir a população para discutir com o governo diretrizes do Plano de Cultura do DF. As sugestões serão consideradas na elaboração do projeto de lei que traçará políticas públicas para os próximos dez anos.


“O nosso objetivo é valorizar ainda mais cultura da nossa cidade. A administração em parceria com produtores culturais do Recanto, oferece à comunidade eventos culturais diversificados. Discutir o Plano de Cultura do DF com a Secretaria de Cultura e a comunidade local é muito importante”, enfatizou o administrador regional do Recanto das Emas, Fábio Ávila.

Até o fim de julho, o programa terá percorrido 29 regiões administrativas de Brasília, das quais 11 já foram visitadas. A próxima audiência pública será nesta quarta-feira (10), em Santa Maria.
“É primordial a participação da Administração diretamente na audiência. O contato, a conversa em si, e os diálogos com a comunidade são muito importantes”, afirmou Fábio Campos membro do grupo Pro Radical Skate do Recanto das Emas.

Os debates, que ocorrem desde maio, indicam que os moradores estão mais preocupados em sugerir questões para o desenvolvimento da área cultural do que falar sobre financiamentos públicos.
“Estamos percorrendo 29 Ras, para construção do Plano de Cultura do DF, que será um documento que vamos encaminhar para a Câmara Legislativa do DF, para virar lei, que estabelece todas as estratégicas, as ações e temas que a cultura deve contemplar nos próximos 10 anos”, explicou Mariana Soares, subsecretária de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Assim como a Roda de Conversa — proposta em que o governador Rodrigo Rollemberg responde pessoalmente a perguntas do público — o Diálogos Culturais segue a linha do Executivo de discutir assuntos de interesse geral.

Consulta pública
O esboço do projeto do Plano de Cultura está em fase de consulta pública e divide as ações em sete temas centrais: desenvolvimento cultural e artístico; cultura, educação e novos públicos; identidades, cidadania e direitos culturais; gestão pública da cultura; difusão, promoção e circulação; empreendedorismo e economia criativa; e patrimônio e infraestrutura cultural.

É possível enviar sugestões também pela internet: acesse a página do Plano de Cultura do DF, escolha um dos temas, siga as instruções e envie as observações. A ferramenta complementa a participação popular na elaboração da lei.


Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال