INTEGRAÇÃO: Marconi e Rollemberg juntos pelo transporte do Entorno

Evento Visão Capital reuniu os governadores do DF e de Goiás, além de deputados, prefeitos e empresários


Foto: Pedro Paulo

A ligação ferroviária de Brasília a Goiânia e a utilização da linha férrea entre o Distrito Federal e o município de Luziânia (GO) para transporte de passageiros são os principais desafios a serem enfrentados pelos governos das duas unidades da Federação. O tema da mobilidade foi apresentado na segunda edição do evento Visão Capital, fórum de debates organizado pelo Jornal de Brasília nesta quarta-feira, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (Setor de Clubes Sul, Trecho 2).

“Entendo que esses dois projetos sejam fundamentais para promover o desenvolvimento regional”, afirmou Rollemberg. “Estamos aguardando a conclusão de estudos que poderão mudar a qualidade do desenvolvimento dessa região.” A avaliação do governador de Brasília recebeu o aval do chefe do Executivo goiano, Marconi Perillo: “Com a viabilização desse trem, com passageiros durante o dia e cargas à noite, vamos transformar essa região em um grande polo de tecnologia de ponta, integrar as principais capitais do Centro-Oeste e incrementar o comércio”.

Sistema Corumbá
O início da construção do Sistema Produtor de Água Corumbá foi citado por Rollemberg como exemplo positivo da atuação entre as duas unidades da Federação. A obra, prevista para ficar pronta em 2017, beneficiará cerca de 1,3 milhão de moradores das regiões administrativas de Santa Maria, do Gama, do Recanto das Emas, de Samambaia, de Ceilândia, de Taguatinga, de Águas Claras e do Núcleo Bandeirante, e das cidades goianas de Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia.

Perillo apresentou um resumo das ações do governo de Goiás na região do Entorno e destacou obras em três hospitais: Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Águas Lindas.

Participação
O objetivo do Visão Capital é discutir estratégias, a cada mês, para o crescimento econômico da região metropolitana do Distrito Federal. Também participaram do evento a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), os deputados federais Rogério Rosso (PSD-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF), Célio Silveira (PSDB-GO) e Marcos Abrão (PPS-GO) e os distritais Cristiano Araújo (PTB), Liliane Roriz (PRTB) e Celina Leão (PDT) — presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Compareceram ainda os prefeitos dos municípios goianos de Formosa, Itamar Barreto (PSD); de Abadiânia, Wilmar Arantes (PR); de Água Fria de Goiás, João de Deus (PPS); de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango (PTB); de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD); e de Valparaíso de Goiás, Lucimar Conceição do Nascimento (PT), além de secretários de Estado e presidentes de órgãos públicos das duas unidades da Federação.

A primeira edição do ciclo de debates ocorreu em 12 de maio e teve como palestrante o chefe da Casa Civil do governo de Brasília, Hélio Doyle.


Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال