AGRICULTURA: Brasil propõe criação de grupo para elaborar protocolo sobre riscos sanitários

Grupo será entre países das Américas do Sul, Central e do Norte


Na abertura da 18ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura, hoje (21), no México, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, propôs a criação de um grupo de trabalho para elaborar um protocolo de riscos sanitários e fitossanitários entre países das Américas do Sul, Central e do Norte.

Kátia Abreu pediu o apoio dos colegas ministros para a criação do grupo, que será coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, segundo informou a assessoria da ministra. A proposta foi apresentada pelo Brasil em forma de resolução e será debatida até amanhã (22), quando os trabalhos da reunião serão concluídos.

“Gostaria de contar com o apoio de todos aqui presentes para que possamos aprovar a proposta e dar início a discussões que culminem com a adoção de procedimentos harmonizados, que não só facilitem, mas também confiram maior segurança ao comércio entre os países”, disse Kátia Abreu.

Plataforma de gestão

A ministra afirmou ainda que a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) brasileira está disponível aos os países do continente. Segundo ela, a adoção de plataforma única nas Américas melhorará a rastreabilidade e o controle sanitário. “São informações precisas sobre todas as etapas das cadeias produtivas, e abre oportunidade de agregação de valor a inúmeros produtos agropecuários”.

A PGA é um sistema público informatizado que acompanha as gestões de trânsito, rastreabilidade, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal de mais de 4 milhões de propriedades rurais cadastradas.

A ministra lembrou que no mês passado o Brasil sediou a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional. Na ocasião, representantes de 35 países americanos destacaram a necessidade de contínua modernização dos serviços sanitários agropecuária e inocuidade dos alimentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال