COMPRE DO PEQUENO: Campanha estimula o fortalecimento de pequenos empresários

Governador participa de lançamento do Movimento Compre do Pequeno Negócio, criado pelo Sebrae. Na terça (6), Rollemberg sancionará a lei que facilita a abertura de empresas no DF

Foto: Aline Dias.

Centenas de empresários e apoiadores tomaram as ruas da comercial da 404/405 Sul para comemorar o lançamento oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (5), Dia da Micro e Pequena Empresa.

A iniciativa foi criada em agosto pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fortalecer e estimular pequenos negócios e, desde então, a entidade cadastra essas categorias de empresários que queiram integrar a rede. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reforçou a importância de reconhecer esses profissionais. "Vocês são a máquina que move a economia brasiliense", definiu.

O chefe do Executivo destacou que o governo vem tomando medidas para coibir ações de comércio ilegal na cidade e que sancionará, nesta terça-feira (6), a lei que facilitará a abertura de empresas no DF: "Vamos simplificar as atividades econômicas de baixo impacto e diminuir a burocracia". 

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, agradeceu o empenho dos envolvidos na campanha: "Todo dia é dia de comprar do pequeno, mas principalmente hoje", destacou. "O segmento é privilegiado por contar com empresas produtivas, competitivas e inovadoras." 

Segundo a instituição, mais de 95% das empresas do País — cerca de 10 milhões delas — são representadas por pequenos negócios. Os empreendimentos também correspondem a 27% do Produto Interno Bruto brasileiro e a 52% dos empregos formais gerados no Brasil — divididos em comércio (44%), serviços (35%), indústria (13%) e construção (7%).

Rollemberg reconheceu a relevância do Sebrae no trabalho de qualificação dos empreendedores do DF: “Que possamos cada vez mais incentivar o setor produtivo”. O diretor superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, considera a data o dia mais importante do sistema: "Estamos muito felizes de fazer parte deste grande movimento e lançar esta marca".

Participaram da solenidade o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Luiz Afonso Bermúdez; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson de Castro; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Álvaro Silveira Júnior; o senador João Alberto (PMDB-MA); o secretário de Turismo, Jaime Recena; o secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour; o administrador regional do Plano Piloto, Igor Tokarski; e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador.

Veja a íntegra do projeto de lei que facilita a abertura de empresas.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال