ARTIGO: A melhor hora para estudar para concursos públicos é agora

Gabriel Granjeiro

Segundo dados da Agência Nacional de Proteção aos Concursos (ANPAC), os concursos públicos atraem cerca de 13 milhões de pessoas em todo o país, mas estima-se que apenas 10% delas frequentem cursos de escolas preparatórias e apenas 5% dos inscritos são competitivos

A conta é mais ou menos assim: a cada grupo de 100 inscritos, 30% não comparecem; dos que comparecem para resolver a prova, de 5 a 10% disputam vagas, ou seja, de 4 a 7 poderão ser classificados. Então, não se preocupe com a relação candidato vaga, preocupe-se em se preparar adequadamente com quem tem experiência e resultados de muitas aprovações.

Não poderia haver momento melhor do que o atual para quem almeja um cargo ou um emprego público, seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário, como meio de vida e de garantia de um futuro mais tranquilo para si e sua família. E a crise? E os cortes no orçamento? Vamos lá! Milhares de candidatos desistirão de seus objetivos por conta das notícias ruins que circulam na mídia sobre o momento delicado em que vive o nosso país. Desistirão por pensar exclusivamente no curto prazo, sendo que a aprovação em um concurso público, principalmente em certames de alto nível, é um projeto de médio a longo prazo. Enquanto isso, outros candidatos continuarão normalmente o ritmo de estudos e estarão muito mais competitivos quando a enxurrada de editais sair. Isso certamente acontecerá em algum momento por conta dos graves quadros de servidores em alguns órgãos e entidades públicas do país.

Pense comigo! Quanto tempo uma pessoa demora para concluir uma faculdade? Uma pós-graduação? No caso de uma faculdade de Administração, por exemplo, o curso demora em média 4 anos e dependendo da instituição, o aluno desembolsará mais de 30 mil reais apenas em mensalidades durante esse período, sem garantias que esse diploma lhe assegurará uma remuneração atrativa no futuro. Uma pós-graduação de 18 meses pode custar oito mil reais, também sem garantias. Já quem estuda com afinco, em 4 anos, pode investir menos do que isso, passar em diversos concursos e ser nomeado, garantindo uma remuneração para o resto da vida e um nível de estabilidade invejado por muitos, principalmente em um país de tamanha incerteza como o Brasil. E mais, nada impede que o servidor decida seguir outros horizontes, como o empreendedorismo, depois de ter obtido a estabilidade e uma boa reserva financeira.

Pense no processo de ascensão profissional dentro da iniciativa privada. Quanto tempo demora, em média, para progredir dentro da empresa e até chegar em um cargo de gerência? Na grande maioria dos casos, vários anos, talvez até mais de uma década. E apesar disso os salários oferecidos, mesmo em cargos de gerência, tendem a serem inferiores aos que são pagos em cargos de alto nível no funcionalismo público, além, é claro, do funcionário privado não ter garantia nenhuma de emprego no futuro.

Portanto, é preciso pensar e estudar de maneira estratégica. Criar um projeto de mudança de vida de médio a longo prazo, decidir qual é o seu objetivo e traçar um plano de estudos focado em uma carreira. É necessário não se distrair pelas notícias que nos cercam e as pessoas negativas que estão cada vez mais presentes. Não perder tempo olhando comentários desmotivadores em grupos do Facebook ou WhatsApp que pouco agregam para aqueles que estão focados em seu projeto e não vão desistir até alcançar a sua meta. Estudar alguns anos para ser aprovado e nomeado certamente pode ser muito mais promissor do que continuar no seu emprego atual ou buscar especializações que talvez não deem o retorno esperado. Há poucos investimentos, de tempo e dinheiro, que dão o retorno vitalício que uma carreira pública pode proporcionar.

Os concursos públicos são ainda mais atrativos para a faixa etária mais jovem da população, aquela que busca o primeiro emprego, mas encontra dificuldades na iniciativa privada por ter pouca ou nenhuma experiência profissional. Ela é vítima de um perverso círculo vicioso: não consegue emprego por falta de experiência e não ganha experiência porque não consegue emprego. Surge, então, o mundo dos concursos. Nele, o novo servidor encontrará vantagens que nem sonharia na iniciativa privada, como: estabilidade; aposentadoria integral e especial – no caso de policiais, aos 30 anos de serviço, mulher aos 25 anos de serviço –; direito à disponibilidade remunerada; auxílio-alimentação; auxílio-creche; auxílio-maternidade; auxílio-moradia; bolsa de estudos; horário especial para estudo; licença para capacitação; afastamento para estudos no exterior, e muitos outros benefícios e vantagens.

Em uma pesquisa aplicada por nossa equipe, traçamos o perfil dos concurseiros, e verificamos que 41% deles foram ou são estudantes de escolas públicas, contra 59% egressos de escolas particulares, fato que demonstra o caráter democrático e a vocação para a inclusão social dos concursos públicos. Outro dado importante: 40% dos candidatos sequer leem o edital do concurso em que concorrerão, o que representa sério risco de reprovação para um altíssimo percentual de candidatos, por mero desconhecimento das exigências das bancas examinadoras. Também é relevante saber que 36% não se julgam preparados para fazer o concurso para o qual estudaram, fato bastante animador para os 64% restantes, que se prepararam adequadamente e com antecedência – sem edital na praça, escolhendo um curso preparatório de alto nível e dedicando pelo menos duas horas diárias aos estudos em uma rotina de estudos profissional.

Também constatamos que 60% dos concurseiros têm dupla jornada de atividade, ou seja, trabalham e estudam. Eis aí um dos dados mais importantes para orientar nossas atividades na preparação dos alunos. Esse notável esforço é mais uma motivação para ajudá-los a atingir a meta que tanto sonham alcançar. Nesse sentido, estamos procurando crescer com eles, oferecendo o melhor ensino, recrutando os melhores professores e proporcionando sempre novas funcionalidades em nossa plataforma de EaD, com um produto para cada concurso e cursos por matéria para reforçar aqueles conteúdos de maior peso ou que lhe falta domínio.

Estima-se que, apesar dos cortes, este ano mais de 100.000 vagas efetivas e temporárias estarão à disposição de quem deseja, seriamente, conquistar o seu lugar em um órgão público ou em entidade pública, em cargos de níveis médio ou superior, no governo federal ou no governo local. E mais, há grande possibilidade de inúmeras autorizações de certames em 2016 para realização em 2017. Se você está começando agora, recebeu um prêmio, pois dificilmente conseguiria passar em um concurso de alto nível se as provas fossem realizadas nos próximos meses. Agora terá tempo para tirar o atraso enquanto outros, que possivelmente estão mais competitivos que você hoje, vão desistir. Se você já vem estudando há algum tempo, é importante não perder o ritmo de estudos, ou correrá o risco de esquecer diversos conhecimentos consolidados e deixará que muitos cortem a fila.

Enfim, as vagas serão abertas. Os concursos continuarão. A aprovação depende exclusivamente do seu esforço em realizar o seu projeto. O concurso público é o processo mais isonômico de seleção do país por não considerar idade, aparência e classe social. Tudo depende do talento, da disciplina e da perseverança de cada candidato.

* Gabriel Granjeiro é diretor-presidente e fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال