DICA:O poder do pensamento positivo

Para o coach Flávio Resende, higienizar a mente e o que se pensa pode ser um importante aliado na resolução dos problemas

Há pessoas que, mesmo diante das adversidades, conseguem enxergar o lado positivo das coisas. Isso significa que elas creem que as situações, embora momentaneamente ruins, podem e vão melhorar. É o que acredita o coach brasiliense Flávio Resende, especialista em Life Coaching e Coaching Ontológico.

“Mude os seus pensamentos e você mudará seu mundo”. Norman Vicent Peale diz nessa citação sobre o poder de transformação. Para Flávio Resende, pessoas positivas percebem que apesar de aparentemente ruim, o fato, em si, pode representar, mais adiante, um aprendizado para a vida. “Costumo dizer que indivíduos com esta característica são evoluídas espiritualmente e tendem a incorporar mais as vivências”, completa.

É cientificamente comprovado que a força do pensamento influencia os nossos resultados, pois tende a nos abrir mais para as possibilidades. Mas não é uma questão meramente matemática. “Tem gente que naturalmente age assim, desde que veio ao mundo. Outros se esforçam e direcionam, racionalmente, os pensamentos”, aponta Resende.

Um exercício essencial é distinguir pensamentos e sentimentos. Seres humanos tem a capacidade de higienizar pensamentos, selecionando aqueles que trazem sensações e sentimentos ruins. “Canalizar o pensamento para o que é positivo é, para mim, um hábito, como escovar os dentes. Devemos estar atentos a eles. E, ao percebermos o movimento em direção ao que nos torna mais pesados, reorganizá-los, redirecionando-os para o que, de fato, importa”, emenda, lembrando que esta quebra de paradigma não é fácil e exige consciência e introspecção. “Mas é possível e necessária”, afirma.

Situações ruins existem, mas é possível transformá-las em oportunidade. “Olhar para o problema é necessário. Caso contrário, é possível que nos percamos numa tentativa de maquiar a realidade”, diz Flávio. Olhar as oportunidades à volta, percebendo o quão criativos somos capazes de ser na identificação da solução de um problema, atrai positividade.

Encare o problema

De acordo com o coach Flávio Resende, para ajudar a enfrentar positivamente um problema, é preciso se perguntar, antes de mais nada:

- O que isso quer me dizer?

- O quanto sou capaz de superar estas adversidades?

- O que isso revela sobre mim?

- Que outras possibilidades se abrem com esta situação?

“Não basta pensar positivamente. Precisamos agir de um modo positivo também. Só pensamento não traz os resultados que esperamos. Eles ajudam. Mas sair do lugar é o que, efetivamente, pode fazer a diferença”, finaliza.

Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال