Estado mobiliza população por aprovação de projeto para transporte no Entorno

A proposta, que vai beneficiar cidades da região, precisa ser incluída no PPA do governo federal. Votação termina nesta sexta-feira

Foto: Marcelo Vieira.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), apresentou dois projetos para inclusão no Plano Plurianual (PPA) do governo federal que beneficiam o transporte coletivo na região. Eles precisam ser aprovados em votação popular, que termina nesta sexta-feira (14/07). O governador Ronaldo Caiado pediu apoio aos goianos: "Uma votação simples pode garantir mais recursos federais para essa demanda tão importante, que é a mobilidade no Entorno. Contamos com o apoio de todos".

A Sedfgo também tem mobilizado a população pela aprovação das propostas. A primeira (5969) é para criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF. Ele vai integrar os governos de Goiás e DF com a União para melhorar o transporte coletivo da Região Metropolitana do Entorno (RME), com plataformas multimodais que trarão eficiência, conforto e segurança aos passageiros.

O Consórcio também vai atender a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), composta por 33 cidades, sendo 29 goianas, em áreas como saúde, segurança pública, transporte, desenvolvimento econômico e social.   "A formação do Consórcio é nosso carro chefe, porque a partir dele teremos possibilidade de trazer recursos para a mobilidade urbana na região e outras áreas através da responsabilidade tripartite entre Governo do DF, União e Governo de Goiás", explicou a titular da Sedfgo, Caroline Fleury.

A segunda proposta que alcança diretamente a região do Entorno é a construção do BRT entre Luziânia, em Goiás, e Santa Maria, no DF. Esta também é prioridade dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Como votar
Para votar é bastante simples, basta acessar o link da proposta, conectar com seu cadastro gov (aquele usado para acessar praticamente todos os serviços virtuais do governo federal), com CPF e senha. Em seguida, VOTE:
1) Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF (proposta 5969)
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5969
2) Construção do BRT Luziânia/GO e DF (proposta 5139)
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5139 

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال