PLANO PILOTO: Começa a limpeza das bocas de lobo

Operação promovida pela Novacap percorre o Setor Comercial Sul, o de Autarquias Sul, os Setores Bancários Sul e Norte e todas as tesourinhas

Foto: Olivar de Matos
Limpeza das bocas de lobo da Quadra 6 do Setor Comercial Sul

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o período de chuvas em Brasília historicamente se inicia no fim de setembro. Para prevenir os transtornos causados durante a estação — como entupimento de bueiros, dificuldade no escoamento de água e alagamentos que o acúmulo de dejetos pode causar na rede pluvial —, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) começou nesta semana a limpeza das bocas de lobo e do entorno das galerias subterrâneas.
Diariamente, em todo o Distrito Federal, são retiradas de 4 a 5 toneladas de lixo das cerca de 170 mil bocas de lobo.

A operação preventiva se estende até outubro com o objetivo de liberar a passagem das águas. A Novacap acrescenta que a ação ocorre durante todo o ano nas regiões do Distrito Federal. Porém, é intensificada na seca, uma vez que facilita o trabalho das equipes, porque o entulho não está úmido. Segundo informações da companhia, o foco na região central do Plano Piloto se dá por serem áreas, em sua maioria, com risco de alagamento.

Toneladas
Além da limpeza no Plano Piloto, diariamente, em todo o Distrito Federal, são retiradas de 4 a 5 toneladas de lixo das cerca de 170 mil bocas de lobo.

Entre os principais resíduos encontrados, a companhia cita pneus de bicicletas, calotas de carros, lixo doméstico e restos de construção.

Logística
Cada equipe conta com caminhões desobstruidores, pipas e basculante (para recolhimento dos resíduos sólidos). “São 24 pessoas divididas em duas turmas em diferentes pontos para fazer o trabalho no menor tempo possível”, explica o chefe da seção de Manutenção de Drenagem, Ângelo Tiveron.

A Novacap tem apoio do Departamento de Trânsito, que faz o isolamento da área durante a madrugada. “Para executar a tarefa é necessário fechar as ruas e o subsolo de acesso às garagens”, informa Tiveron. A operação vai das 9 às 17 horas. “Após o encerramento da atividade, o trecho é prontamente liberado para o fluxo de veículos e de pessoas.”

Veículos e servidores são da própria companhia, sem qualquer custo extra. A companhia pede a compreensão da comunidade, pois a ação é feita durante o dia. “O horário escolhido tem a meta de evitar pagamento de horas extras e adicionais noturnos”, justifica Tiveron.

Programação
A limpeza ocorrerá nas quadras e no subterrâneo das garagens. Começou na quinta-feira (6), nas Quadras 6 e 5 do Setor Comercial Sul. Hoje (7), passou pelas 4 e 3. Na segunda-feira, será a vez da 2 e da 1.

O Setor de Autarquias Sul receberá a manutenção na terça-feira (11), nas Quadras 6 e 5; na quarta-feira (12), na 4 e na 3; e na quinta-feira (13), na 2 e na 1.

Nas semanas seguintes, os Setores Bancários Norte e Sul e as tesourinhas das Asas Sul e Norte entram na programação.

Disque Novacap
Para solicitar limpeza e desentupimento de bueiros, o cidadão deve ligar para (61) 3403-2626

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

نموذج الاتصال